quarta-feira, 16 de março de 2011


Richard Avedon foi um dos grandes fotógrafos do século XX. Falecido em 2004, o artista inovou tanto em produções luxuosas do mundo da moda como em simples retratos de figuras históricas. Vários fotógrafos contemporâneos sentem-se inspirados no trabalho de Avedon, que permanece o pai da fotografia de moda moderna. O ápice do seu trabalho artístico é a icónica foto da modelo Dovima com os elefantes, uma representação de composição e simbolismo.


Considerando o trabalho de Avedon para o mundo da moda, o fotógrafo praticamente criou nas imagens o império Versace, com fotografias que foram grandes responsáveis pela concepção do conceito de ’supermodelo’. Na imagem abaixo, as rainhas da beleza dos anos 80 – Christy Turlington, Nadja Auermann, Cindy Crawford, Stephanie Seymour e Claudia Schiffer.

Estas fotos para a Versace marcaram a forma que os editorias de moda são feitos até hoje – fundos neutros e ênfase nos movimentos corporais marcantes das figuras humanas centrais.



O nu também é elemento-chave de vários dos trabalhos de Avedon, e nas campanhas de Versace não deixaria de ser diferente.


Falando em nu, um dos trabalhos mais famosos do fotógrafo para a Versace foi a imagem de Stallone e Claudia Schiffer como um Adão e Eva contemporâneos – foto que foi muito imitada posteriormente.




Outro trabalho de moda que marcou época foi a foto de Avedon para a Calvin Klein, estreando uma Brooke Shields muito mais nova. Foi a primeira de uma série de polémicas com pedofilia que persegue a marca até hoje.


Sem comentários:

Enviar um comentário