sábado, 27 de novembro de 2010

aula experimental

em cerâmica , tivemos uma aula experimental. os professores explicaram-nos como trabalhar com barro , quais os tipos do mesmo que existem , quais as ferramentas e técnicas a realizar e demonstrações várias. tivemos oportunidade de ''brincar'' um pouco com o barro , quando os professores terminaram essa apresentação. no final , realizámos um relatório por escrito. seguem-se as fotos da aula.


técnica da bola :

1- modelar uma bola com a pasta
2- perfurar a bola com o polegar
3- apertar os dedos contra o polegar para formar as paredes da peça
4- por dentro , deslisar o barro pelas paredes
ferramentas :

cerrilha - uniformizar o barro
faca - cortar
teques de escavar
teques de modelar
garrote - cortar
rolo da massa - fazer lastras
duas réguas de 7mm - criar a expessura pretendida na peça
rim - alizar o barro
lambujem - colagem de várias formas da pasta cerâmica
técnica da lastra :

1- amassar o barro
2- colocar uma régua de cada lado do barro
3- ir rodando o barro e amassá-lo com o rolo
4- com um rim , uniformizar a peça
5- cortar a lastra
6- sobrepor todas as placas cortadas
7- cortá-las todas do mesmo tamanho
8- colocá-las na foma pretendida
9- realizar cortes para haver um ponto de fixação entre os pedaços
10- aplicar a lambujem nas partes e apertá-las para as fixar
técnica do rolo :

1- amassar o barro
2- dividir o barro em vários pedaços mais pequenos
3- realizar rolos com a palma da mão
4- para a base , utilizar técnica de lastra ou rolo
5- englobar os rolos na peça para a criar
técnica do vazamento :

1- amassar o barro
2- cortar o bloco ao meio e realizar uma marca de um dos lados com a cerrilha como ponto de orientação para alterações futuras
3- marcar uma linha com 1cm de distância do limite
4- utilizar o teque para escavar o barro por dentro
5- aperfeiçoar o interior
6- insisões em toda a volta
7- colocar a lambujem
8- colar um ao outro seguindo a orientação do início
9- realizar incisões
10- colocar a lambujem
11- colocar rolos para melhor apresentação estética
(experiências dos alunos)

Sem comentários:

Enviar um comentário